domingo, 1 de março de 2015

Curso de intervenção com atividades lúdicas

Espaço Conviver e Aprender
CONVIDA para

CURSO de Intervenção com atividades lúdicas
Um recurso psicopedagógico

Daniela – (11) 991044729


JUSTIFICATIVA
As intervenções pedagógicas e psicopedagógicas tem objetivo em promover  a aprendizagem do individuo e modificar sua forma de lidar com o meio e entender que esse meio não é só físico, mas constantemente influenciado pela emoção, sentimentos e pensamentos, integramos um trabalho de reflexão  e ação.
Todo e qualquer recurso que nós, especialistas, temos nas mãos que auxilie nas dificuldades de aprendizagem tornam-se peças fundamentais para um trabalho interventivo, que trará muitos sorrisos e a certeza do sucesso.

OBJETIVOS
Fornecer subsídios para que os pedagogos e psicopedagogos que lidam com a educação possam realizar intervenção pedagógica e psicopedagógica com atividades lúdicas. Intervenção é uma interferência que um profissional, tanto o educador quanto o psicopedagogo, faz sobre o processo de desenvolvimento ou aprendizagem do sujeito, o qual no momento apresenta problemas de aprendizagem.

PÚBLICO-ALVO
Psicopedagogos, gestores escolar, coordenadores e professores.

METODOLOGIA
O conteúdo a seguir será transmitido por meio de aula expositiva com slides, dinâmicas individuais e em grupo, vídeos, leitura de textos complementares para reflexão e atividade prática de interpretação do desenho com questionário e relatório.

CONTEÚDO

Ø  O que é a intervenção psicopedagógica;
Ø  A ludicidade na aprendizagem: fundamentando a intervenção pedagógica por meio de jogos e situações-problema;
Ø  Brincar para aprender:
Ø  Como construir jogos e como jogar;
Ø  Materiais e estratégias para a intervenção psicopedagógica;
Ø  Técnicas de intervenção psicopedagógica;
Ø  Sugestões de jogos e brincadeiras para intervenção;
Ø  A intervenção junto à família;
Ø  A intervenção junto aos professores;

AVALIAÇÃO

  • Construção de um jogo e explicação de sua funcionalidade na intervenção;
  • Registro de intervenções a partir de algumas hipóteses de dificuldade de aprendizagem.

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