sábado, 11 de outubro de 2014

Modelo de plano de aula 2•ano

Conteúdo

 

• Unidade 11

Texto: Cinderela

Pontuação, dois-pontos e travessão.

Estudo do s e ss entre vogais

Leitura de texto não verbal- A princesa e o sapo.

Produção de texto

 

• Unidade 12

Fera em estratégia

Palavras com h, chlh ou nh.

Leitura do texto cientifico: As belugas.

Texto informativo sobre o Jaguar e águia.

O uso da vírgula na enumeração

 

• Unidade 13

Texto: O sufoco do bicho papão.

Adjetivo

Palavras com r ou l.

Descrição e produção de texto.

 

Objetivos

 

• Observar e analisar elementos de capa de livro.
• Aprender a consultar sumários de livros.
• Investigar a sequência lógica dos fatos em um conto.
• Observar a presença de parágrafos e travessão paramarcar a fala dos personagens, o uso do h na formação de palavras.
• Localizar informações especifica em subtítulos.
• Ler e escrever legendas.
• Identificar situações de uso de parágrafos, de letras maiúsculas e minúsculas, da vírgula em uma enumeração, em itens de uma lista etc.
• Trabalhar aspectos descritivos da produção textual.
• Perceber a importância da escolha das palavras na produção textual.
• Observar que o texto verbal e as imagens se complementam na atribuição de sentidos á história em quadrinhos.
• Desenvolver a caracterização e a construção de personagem.

 

Estratégias 

 

Na unidade 11 iniciarei com a leitura compartilhada do texto Cinderela, utilizando a estratégia de leitura com identificação dos fatores chavesdiscutiremos o entendimento do texto através de roda de conversa com o objetivo de realizarmos um levantamento dos conhecimentos sobre sumários de livro e para que possamos trocar experiências a respeito, após iremos realizar as atividades propostas de interpretação do livro. Em seguida leitura sobre o escritor dos contos infantis como Cinderela, Chapeuzinho, O gato de Botas, O Pequeno Polegar, que foram contados por Charles Perrault.

Trabalharemos conceitos gramaticais propostos na unidade e atividades complementares para trabalhar o s e ss entre vogais; cruzadinhas, completar frases e ligar palavras.

Sinais de pontuação; correspondências entre os símbolos, frases para ler e escrever os nomes dos sinais usados em cada uma delas.

Produção de texto através da leitura não verbal do conto A princesa e o sapo criarão as falas para os personagens, através do gênero de texto balões, aproveitando a oportunidade para chamar a atenção dos alunos para o uso da pontuação.

 

Na unidade 12 Antes de iniciar a leitura chamarei atenção dos alunos para o tema do texto e trabalharei seus conhecimentos prévios, auxiliando na compreensão e confirmando suas hipóteses, após faremos a leitura do artigo da revista pedindo para que respondam oralmente. O que sugerem sobre o louva-a-deus, utilizando a estratégia de leitura com identificação dos fatores chavesdiscutiremos o entendimento do texto através de roda de conversa com o objetivo de realizarmos um levantamento dos conhecimentos e para que possamos trocar experiências a respeito, após iremos realizar as atividades propostas de interpretação do livro. Em seguida leitura sobre diversos tipos de animais, após atividade em dupla, onde um aluno ficará responsável pela pesquisa e outro ajudará na produção de texto informativo sobre a definição do animal que irão escolher. O objetivo é de aproximar os alunos dos procedimentos envolvidos no momento da leitura e escrita de textos informativos, após faremos uma lista com o nome dos animais que serão pesquisados para que não se repita.

Trabalharemos conceitos gramaticais propostos na unidade e atividades complementares para trabalhar palavras começadas com h e palavras com chlh ou nh entre vogais; cruzadinhas, completar frases e ligar palavras, pesquisa em jornais para colarem no livro e leitura de tirinhas.

Organização de parágrafos em textos informativos, uso da vírgula na enumeração.

 

Na unidade 13 Antes de iniciar a leitura observaremos a ilustração e faremos a leitura silenciosa do titulo e do começo da história O sufoco do bicho papão. Após essa atividade, roda de conversa para ver o que os alunos entenderam desse parágrafo, Em seguida continuarei a leitura oral e estimulando a antecipação das ideias sobre o conteúdo do texto, assim essa antecipação começa a fazer sentido, permitindo que elaborem algumas representações sobre o teor da história. Por fim, solicitarei á turma que acompanhe, no livro, a leitura oral da continuação da história. Após iremos realizar as atividades propostas de interpretação do livro. Trabalharemos conceitos gramaticais propostos na unidade Adjetivos através da leitura de um trecho do conto Tem monstro no meu jardim. Leitura da tirinha da turma da Mônica para trabalhar palavras com r ou lAtividades complementares cruzadinhas, completar frases e ligar palavras.

Produção de texto em grupo os alunos irão imaginar um monstro, desenhá-lo e produzir um pequeno texto para descrevê-lo. O ilustrador pode contribuir com a construção de uma imagem assustadora, como no conto Tem monstro no meu jardim, ou ter a intenção de apresentar ima imagem que leve o leitor a atribuir outro sentido ao texto, como no caso da ilustração do conto O sufoco do bicho papão. O objetivo desta atividade é ampliar o trabalho de caracterização e construção de personagem e evidenciar esses aspectos a fim de que os alunos se apropriem desses cursos para utilizá-los em suas produções textuais.

 

 

Livro paradidático: realizarei a leitura compartilhada,utilizando a estratégia de leitura com identificação dos fatores chavesdiscutiremos sobre fatos, personagens, situações mais significativas da historia e explorando melhor a narrativa, por

Revisão: No final da unidade 7, realizarei revisão de todas as unidades aplicadas no bimestre.

 

Reforço

Será realizado diariamente para os alunos com dificuldade na leitura e escrita. Recursos utilizados: alfabeto móvel e atividades complementares como: cruzadinhas, completar ligar palavras, sinais de pontuação; correspondências entre os símbolos, frases para ler e escrever os nomes dos sinais usados em cada uma delas e produção de texto.

 

 

Avaliações

 

Trabalho em grupo e em dupla produção de texto, conforme solicita do no livro)

Solicitação de pesquisa em jornais ou revistas em sala.

Observação diária para acompanhar o desenvolvimento dos alunos. 

Participação na aula e realização de atividades. 

Avaliação bimestral e mensal.

 

Bibliografias

 

Manual do Educador- Maria Eduarda Noronha e Maria Luíza Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário