PLANO DE AULA BIMESTRAL
PÚBLICO ALVO: 2º ANO/2015
PROFESSORA: Elimari Russiano Libert
Conteúdo
·
Unidade 01
Leitura de textos com imagens
Revisão da distinção entre letra de imprensa maiúscula e
minuscula
Discriminação dos sons das letras T e D;
Percepção das várias possibilidades de combinação de letras
e formação de palavras.
·
Unidade 02
Texto: Sono pesado
Palavras com p
com b
Percepção das várias possibilidades de combinação de letras
e formação de palavras.
Ordem alfabética
Palavras com g ou
c
Construção das rimas e poemas
·
Unidade 03
Texto 1: O mingau doce
Uso dos parágrafos
Letra R em
diferentes posições.
Texto 2: Os três irmãos
Objetivos
- Desenvolver a capacidade
de ler, compreender e localizar informações no texto lido, práticas de
entendimento e observação da relação som e escrita, habilidades de
produção de frases e parágrafos.
- Diferenciar a linguagem
escrita da linguagem falada.
- Ampliar o repertório
literário/vocabulário.
- Sistematizar a relação
texto/imagem para coerência do texto.
- Construir o conceito de
frase.
- Conhecer o sistema de
escrita alfabética, compreendendo o uso das letras maiúsculas e minúscula,
regras ortográficas na escrita de palavras com Ve F e T e D.
- Reconhecer a mudança de
significado quando se altera as letras das palavras e a estrutura e
características do gênero textual: cantiga. O uso correto do R e RR na
escrita.
- Identificar gêneros
textuais e seus contextos de produção: poema. Seus elementos
organizacionais e estruturais (versos, estrofes, rimas, disposição
gráfica). O uso correto das letras G e C na escrita das palavras. A
relação entre o som e grafia do R e RR em diferentes contextos.
- Aprender a segmentar a
escrita, compreendendo que os espaços em branco correspondem á separação
entre as palavras e textos.
- Dominar as
correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de
modo a escrever palavra e textos.
- Perceber a mudança de
significado quando alteram as letras das palavras.
- Compreender os critérios e
funções do uso da ordem alfabética e elementos que compõe um conto
- Empregar adequadamente as
letras P e B na escrita das palavras.
- Apropria-se do conceito
pronome.
Estratégias
Na unidade 1 iniciaremos
com a leitura de texto com imagens: Para introduzir o gênero legenda, optou-se por partir de uma
noticia em que a imagem mostra-se fundamental para atrair a atenção. Em seguida
discutiremos sobre a imagem despertando a curiosidade para saber que fatos a
envolvem e fazer um levantamento de suas hipóteses sobre o assunto da noticia a
partir da analise da imagem. Providenciarei materiais impressos para que os
alunos possam explorá-los. Em duplas, os alunos irão jogar no tabuleiro
disponível no material didático, espera-se leva-los a observar que o texto
(legenda) tem a função de complementar as informações cedidas pelas imagens.
Trabalharemos conceitos gramaticais propostos na unidade e atividades
complementares para trabalhar a discriminação dos sons das letras T e D; cruzadinhas, completar frases, ligar palavras e localiza-las em
jornais.
Revisão da distinção entre letra de imprensa maiúscula e
minúscula. Alfabeto, utilizaremos como recursos cd de música e alfabeto móvel disponível
no material didático e jogos como forca e formar palavras a partir do alfabeto.
Iniciaremos com a leitura compartilhada do livro
paradidático Amigos da Amazônia, utilizando a estratégia de leitura com identificação dos fatores chaves, após discutiremos
sobre o entendimento do capitulo da história.
Na unidade 2 iniciarei
fazendo um levantamento prévio do conhecimento dos alunos sobre poemas. Depois
de ouvi-los, relembrar que eles já tiveram contato com poemas no 1º ano e
verificar se alguém lembra algum poema. Caso nenhum alunos se manifeste,
apresentarei um poema escrito na lousa. Em seguida leitura compartilhada do
poema: Sonos pesados. Discutiremos o entendimento do poema, caracterizando esse
gênero textual através de suas hipóteses, após iremos realizar as atividades
propostas de interpretação do livro. Explicações do gênero rimas, disposição
gráfica, sonoridade, organização em versos e estrofes. Em seguida selecionaremos alguns livros de
contos e poemas, após farão atividade em dupla onde terão que folhear os livros
e deverão observar a diagramação dos textos e escolherão trechos em prosa e
versos e farão a leitura para a turma. Em seguida, identificarão quais as
semelhanças e as diferenças que perceberam entre os textos.
Trabalharemos conceitos gramaticais propostos na unidade com
apoio de recursos disponíveis e material de apoio ao professor; (faixa 1 do cd
Porta aberta). Utilizarei como complemento atividades extras para trabalhar
palavras com C e G. (completar lacunas, caça-palavras, alfabeto móvel).
Utilizarei também como recurso jornais e revistas para que os alunos
identifiquem as palavras e pinte-as de acordo com as legendas: amarelo para palavras que tenham a letra C, e azul para palavras que tenham a letra G.
Recital de poemas: Os alunos irão pesquisar ler e ouvir
muitos poemas, após faremos uma roda de leitura e escrita dos poemas, o aluno
irá ler os poemas que copiou e ouvir a leitura dos poemas escolhidos pelos
colegas.
Projeto digital x analógico.
Utilizarei
como recurso um vídeo sobre o avanço do telefone, após criarão histórias em
quadrinhos sobre o vídeo assistido.
Na unidade 3 iniciarei fazendo um levantamento prévio do conhecimento dos alunos através de imagens do conto e as reconhecem na cena e quais desses contos eles mais gostaram. Em seguida leitura compartilhada do conto 1: O mingau doce, utilizando a estratégia de leitura com identificação dos fatores chaves. Discutiremos o entendimento do poema, caracterizando esse gênero textual através de suas hipóteses, após iremos realizar as atividades propostas de interpretação do livro.
Trabalharemos atividades propostas
na unidade com objetivo de chamar a atenção do uso dos parágrafos e a letra R em diferentes posições.
Utilizarei também como recurso jornais e revistas para que
os alunos identifiquem as palavras e pinte-as de acordo com as legendas: verde para
palavras escritas apenas com R, e azul para palavras escritas com RR.
Leitura compartilhada do conto 2: O mingau doce, utilizando
a estratégia de leitura com
identificação dos fatores chaves. Após a finalização da leitura, discutiremos
sobre a confirmação ou não de suas hipóteses. Em seguida iremos
realizar as atividades propostas de interpretação do livro.
Finalizaremos com a leitura compartilhada do livro
paradidático Amigos da Amazônia, utilizando a estratégia de leitura com identificação dos fatores chaves, após discutiremos
sobre o entendimento da história.
Revisão: No final
da unidade 3, realizarei revisão de todas as unidades aplicadas no bimestre.
Avaliações
Trabalho em dupla
(recital de poemas).
Atividade em dupla – Sobre o livro paradidático Amigos da Amazônia.
Solicitação
de pesquisa em jornais ou revistas em sala.
Observação
diária para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.
Participação
na aula e realização de atividades.
Avaliação
bimestral e mensal.
Bibliografias
Livro: FTD Porta Aberta - Isabella Carpaneda.
Livro: Construindo e Aprendendo
Editora: Construir- Angiolina Bragança.
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