terça-feira, 21 de julho de 2015

PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA 2ºANO


PLANO DE AULA BIMESTRAL
PÚBLICO ALVO: 2º ANO/2015

PROFESSORA: Elimari Russiano Libert

 Conteúdo

·        Unidade 01
Leitura de textos com imagens
Revisão da distinção entre letra de imprensa maiúscula e minuscula
Discriminação dos sons das letras T e D;
Percepção das várias possibilidades de combinação de letras e formação de palavras.
·        Unidade 02
Texto: Sono pesado
Palavras com p com b
Percepção das várias possibilidades de combinação de letras e formação de palavras.
Ordem alfabética
Palavras com g ou c
Construção das rimas e poemas
·        Unidade 03
Texto 1: O mingau doce
Uso dos parágrafos       
Letra R em diferentes posições.
Texto 2: Os três irmãos

Objetivos

  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido, práticas de entendimento e observação da relação som e escrita, habilidades de produção de frases e parágrafos.
  • Diferenciar a linguagem escrita da linguagem falada.
  • Ampliar o repertório literário/vocabulário.
  • Sistematizar a relação texto/imagem para coerência do texto.
  • Construir o conceito de frase.
  • Conhecer o sistema de escrita alfabética, compreendendo o uso das letras maiúsculas e minúscula, regras ortográficas na escrita de palavras com Ve F e T e D.
  • Reconhecer a mudança de significado quando se altera as letras das palavras e a estrutura e características do gênero textual: cantiga. O uso correto do R e RR na escrita.
  • Identificar gêneros textuais e seus contextos de produção: poema. Seus elementos organizacionais e estruturais (versos, estrofes, rimas, disposição gráfica). O uso correto das letras G e C na escrita das palavras. A relação entre o som e grafia do R e RR em diferentes contextos.
  • Aprender a segmentar a escrita, compreendendo que os espaços em branco correspondem á separação entre as palavras e textos.
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavra e textos.
  • Perceber a mudança de significado quando alteram as letras das palavras.
  • Compreender os critérios e funções do uso da ordem alfabética e elementos que compõe um conto
  • Empregar adequadamente as letras P e B na escrita das palavras.
  • Apropria-se do conceito pronome.

Estratégias

Na unidade 1 iniciaremos com a leitura de texto com imagens: Para introduzir o gênero legenda, optou-se por partir de uma noticia em que a imagem mostra-se fundamental para atrair a atenção. Em seguida discutiremos sobre a imagem despertando a curiosidade para saber que fatos a envolvem e fazer um levantamento de suas hipóteses sobre o assunto da noticia a partir da analise da imagem. Providenciarei materiais impressos para que os alunos possam explorá-los. Em duplas, os alunos irão jogar no tabuleiro disponível no material didático, espera-se leva-los a observar que o texto (legenda) tem a função de complementar as informações cedidas pelas imagens. Trabalharemos conceitos gramaticais propostos na unidade e atividades complementares para trabalhar a discriminação dos sons das letras T e D; cruzadinhas, completar frases, ligar palavras e localiza-las em jornais.
Revisão da distinção entre letra de imprensa maiúscula e minúscula. Alfabeto, utilizaremos como recursos cd de música e alfabeto móvel disponível no material didático e jogos como forca e formar palavras a partir do alfabeto.
Iniciaremos com a leitura compartilhada do livro paradidático Amigos da Amazônia, utilizando a estratégia de leitura com identificação dos fatores chaves, após discutiremos sobre o entendimento do capitulo da história.

Na unidade 2 iniciarei fazendo um levantamento prévio do conhecimento dos alunos sobre poemas. Depois de ouvi-los, relembrar que eles já tiveram contato com poemas no 1º ano e verificar se alguém lembra algum poema. Caso nenhum alunos se manifeste, apresentarei um poema escrito na lousa. Em seguida leitura compartilhada do poema: Sonos pesados. Discutiremos o entendimento do poema, caracterizando esse gênero textual através de suas hipóteses, após iremos realizar as atividades propostas de interpretação do livro. Explicações do gênero rimas, disposição gráfica, sonoridade, organização em versos e estrofes.  Em seguida selecionaremos alguns livros de contos e poemas, após farão atividade em dupla onde terão que folhear os livros e deverão observar a diagramação dos textos e escolherão trechos em prosa e versos e farão a leitura para a turma. Em seguida, identificarão quais as semelhanças e as diferenças que perceberam entre os textos.
Trabalharemos conceitos gramaticais propostos na unidade com apoio de recursos disponíveis e material de apoio ao professor; (faixa 1 do cd Porta aberta). Utilizarei como complemento atividades extras para trabalhar palavras com C e G. (completar lacunas, caça-palavras, alfabeto móvel). Utilizarei também como recurso jornais e revistas para que os alunos identifiquem as palavras e pinte-as de acordo com as legendas: amarelo para palavras que tenham a letra C, e azul para palavras que tenham a letra G.
Recital de poemas: Os alunos irão pesquisar ler e ouvir muitos poemas, após faremos uma roda de leitura e escrita dos poemas, o aluno irá ler os poemas que copiou e ouvir a leitura dos poemas escolhidos pelos colegas.
Projeto digital x analógico.
Utilizarei como recurso um vídeo sobre o avanço do telefone, após criarão histórias em quadrinhos sobre o vídeo assistido.

 Na unidade 3 iniciarei fazendo um levantamento prévio do conhecimento dos alunos através de imagens do conto e as reconhecem na cena e quais desses contos eles mais gostaram. Em seguida leitura compartilhada do conto 1: O mingau doce, utilizando a estratégia de leitura com identificação dos fatores chaves. Discutiremos o entendimento do poema, caracterizando esse gênero textual através de suas hipóteses, após iremos realizar as atividades propostas de interpretação do livro.

Trabalharemos atividades propostas na unidade com objetivo de chamar a atenção do uso dos parágrafos e a letra R em diferentes posições.
Utilizarei também como recurso jornais e revistas para que os alunos identifiquem as palavras e pinte-as de acordo com as legendas: verde para palavras escritas apenas com R, e azul para palavras escritas com RR.
Leitura compartilhada do conto 2: O mingau doce, utilizando a estratégia de leitura com identificação dos fatores chaves. Após a finalização da leitura, discutiremos sobre a confirmação ou não de suas hipóteses. Em seguida iremos realizar as atividades propostas de interpretação do livro.
Finalizaremos com a leitura compartilhada do livro paradidático Amigos da Amazônia, utilizando a estratégia de leitura com identificação dos fatores chaves, após discutiremos sobre o entendimento da história.

Revisão: No final da unidade 3, realizarei revisão de todas as unidades aplicadas no bimestre.

 Avaliações

Trabalho em dupla (recital de poemas).
Atividade em dupla – Sobre o livro paradidático Amigos da Amazônia.

Solicitação de pesquisa em jornais ou revistas em sala.

Observação diária para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

Participação na aula e realização de atividades.

Avaliação bimestral e mensal.

 Bibliografias
 Manual do Educador- Maria Eduarda Noronha e Maria Luíza Soares.
Livro: FTD Porta Aberta - Isabella Carpaneda.
Livro: Construindo e Aprendendo

Editora: Construir- Angiolina Bragança.

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