domingo, 12 de julho de 2015

PROJETO ROMEU E JULIETA DE RUTH ROCHA

PROJETO ROMEU E JULIETA DE RUTH ROCHA
KELLY  ARTIOLI
MARIA APARECIDA
SILVANIA COELHO
SILVIA RENATA

Trabalho elaborado para a Disciplina de Metodologia da Alfabetização, como exigência parcial de conclusão do 2º Semestre do curso de Pedagogia sob a responsabilidade da Prof.ª Daniela Alonso.

Introdução


Sabendo a importância que o lúdico tem na vida de uma criança, esse trabalho permite mostrar como é possível trabalhar um projeto interdisciplinar. ao ponto de alfabetiza – lá e fazer com que saibam utilizar tudo que aprenderam na escola para vida social.

Entendemos que não basta à criança aprender o alfabeto para ser alfabetizada, e sim, saber fazer uso social de tudo que lhe for ensinado na escola para tornar um cidadão pensante, convicto de suas ideias, consciente de seus atos, cabe ao professor ajudar e orientar nesse processo, que se dá no inicio de sua atividade escolar, trabalhando com o aluno a alfabetização e o letramento de maneira atrativa e descontraída.

Para esse feito nada melhor que começar com o lúdico, afinal quem não gosta de brincar? E melhor ainda é aprender brincando, pois saiba que isso é possível e através desse projeto literário veremos como faze - lo.

Justificativa

Alfabetizar é missão importante para o educador, mas alfabetizar com métodos eficientes, atuais e de forma descontraída é primordial nos dias de hoje.

As crianças não tem interesse na escola por muitos motivos e o principal é que não existe métodos atrativos que os façam sentir prazer ou gostarem de ir à escola, o ensino tradicional ainda está enraizado na maioria das escolas e em seus educadores. Isto afasta cada vez mais o educando do âmbito escolar, pois a rua, os amigos, a televisão, a internet e até mesmo o próprio lar estão cada vez mais interessantes do que a escola, por tratar assuntos que eles gostam da maneira que eles querem.

Por este motivo o projeto literário “Romeu e Julieta” nos deu a possibilidade de aprender a ensinar utilizando o lúdico, que trabalha a interdisciplinaridade, a alfabetização e o letramento sem precisar massacrar o aluno, pois quando envolvemos a brincadeira em suas vidas a aprendizagem vem naturalmente.

Com o lúdico podemos trabalhar todas as disciplinas necessárias para alfabetizar e o projeto literário Romeu e Julieta nos provou isso.

Objetivo Geral

Promover uma proposta de trabalho diferenciado, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades nas diversas áreas do conhecimento a partir do projeto literário “Romeu e Julieta” e também ajudá-los a refletir sobre si mesmos através da interação aluno - aluno, aluno - professor e mediação do professor com aluno.

Trabalhar a interdisciplinaridade e também conciliar cognitivo, os sentidos, principalmente a coordenação motora e psicomotora, afetivo e que aprendam a fazer uso social de tudo que o projeto propor.

O Projeto

O tema do projeto escolhido pela professora - Romeu e Julieta de Ruth Rocha – nos faz trabalhar a interdisciplinaridade propondo a alfabetização e o letramento. Para que isso ocorra de maneira eficaz, em cada plano de aula, há o trabalhar do lúdico e da brincadeira que é o que a criança mais gosta de fazer, então, brincando ela aprende.

Como nossas atividades são voltadas ao primeiro ano, eles não brincam sem perceber que estão aprendendo, pelo contrário, é através do pensar que desenvolvem a brincadeira e chegam ao resultado proposto de acordo com o ritmo e o entendimento de cada um. Dessa forma, podemos também perceber algumas questões de dificuldades pessoais a serem trabalhadas com os alunos, como por exemplo, se o aluno só faz a atividade sozinho ou só faz em grupo, se ele consegue dividir o material ou não, se ele aceita opinião e ajuda do outro, se ele opina ou ajuda o outro, se ele distingue as cores, se consegue se concentrar ou perde o foco rapidamente, etc.. Sendo assim, saberemos como será possível trabalhar com cada aluno sem discriminá-lo e sempre o envolvendo em todas as atividades, mostrando a ele que é capaz.


Plano de aula - Artes 

Atividade:

Borboletas com guache.

Objetivo:

· Explorar os sentidos do tato e visão;

· Distinguir cores primárias e secundárias;

· Aperfeiçoar a coordenação motora fina;

· Recordar a história;

· Pintar os personagens da história;

· Desenvolver o lúdico.

Público alvo: 1º ano.

Estratégias:

Após uma aula expositiva dialogada sobre cores primárias e secundárias, fazer com que os alunos relembrem a história de Romeu e Julieta, (Ruth Rocha).

Explicar que, em uma folha de sulfite cada aluno deve desenhar os personagens Romeu e Julieta e pintar com guache, lembrando que o Romeu é de uma cor e a Julieta de outra, fazendo- os pensar e relembrar a história, pois as borboletas devem ser pintadas das cores correta.

Tempo estimado: 2 aulas.

Recursos: Slide, folhas de sulfite, tintas guache e pincéis.

Plano de Aula – Língua Portuguesa 

Conteúdo: Ordem alfabética

Objetivo:

· Desenvolver a coordenação motora;

· Agrupar palavras pela letra que começa cada uma;

· Aceitar a ajuda do colega;

· Aprender melhor o alfabeto;

Atividade: Recortar palavras e colocar em ordem alfabética

Tempo Estimado: 2 aulas

Público Alvo: 1º ano

Estratégia: Após passar o vídeo de Romeu e Julieta ( Ruth Rocha) para as crianças explicar que a história desse livro se passa num canteiro, onde existe muitos tipos de flores. Distribuir para cada criança uma lista de nomes de flores. Pedir para eles sentarem em dupla e recortar os nomes e colocar em ordem alfabética. A seguir colar no caderno.

Recurso: Vídeo, tesoura e cola.


Plano de Aula – Geografia 

Conteúdo: Mapa

Objetivo:

· Comparar o formato do país em questão e comparar com os demais;

· Localizar o país em que ocorreu a história;

· Colorir depois de achá-lo;

· Desenvolver a coordenação motora;

· Instigar o cognitivo.

Público Alvo: 1º ano

Atividade: Identificar no mapa da Europa a Itália e colorir.

Tempo Estimado: 2 aulas

Estratégia: Passar o vídeo de Romeu e Julieta (Ruth Rocha) e a partir daí, com um grande Mapa Mundi, contar onde se passou a história segundo William Shakspear,

Mostrar que a cidade era Verona, no país Itália que fica na Europa.Falar que o formato do país é parecido com uma “bota” , acharão engraçado mas conseguirão identificar o país.Depois , distribuir o mapa da Europa para que localizem a Itália e pinte da cor que quiserem. Quando terminar, trocar com os colegas para verem o trabalho de cada um e pegar de volta o seu para colar no caderno.

Recurso: Vídeo, banner do mapa mundi, lápis de cor e cola.

Plano de Aula – Ciências


Conteúdo: Ciclo das Borboletas

Objetivo:

· Narrar o ciclo das borboletas;

· Esquematizar o ciclo e indicar o local correto de cada figura;

· Falar em que estação do ano isso acontece;

· Distinguir as estações do ano;

· Desenhar a estação do ano em que acontece;

· Trabalhar coordenação motora;

· Desenvolver o lúdico.

Atividade: Organizar o Ciclo das Borboletas.

Público Alvo: 1º ano

Tempo Estimado: 3 aulas

Estratégia: Passar o vídeo do Cocoricó – Metamorfose das Borboletas – e em seguida ler o texto – O ciclo de vida das borboletas. Perguntar o que acharam do vídeo e do texto e deixar que eles se expressem. Depois explicar melhor como acontece o ciclo das borboletas e que estação isso se dá. Distribuir para as crianças as pecinhas de velcro e a folha com o cenário para colocar em ordem o ciclo e depois desenhar a estação que isso acontece ( primavera).


Recurso:  cartolina, velcro, cola quente, cola branca, lápis de cor e sulfite.

 Plano de Aula – História 

Atividade: Desenhar e pintar uma roupa como a que Romeu e Julieta usavam na época da história.

Objetivo:

· Familiarizar-se com as diferentes épocas;

· Conscientizar-se da existência de outros séculos;

· Observar as mudanças culturais;

· Comparar as vestimentas de antigamente com as atuais;

· Aprimorar a coordenação motora fina;

· Desenvolver o lúdico.

Público alvo: 1º ano

Estratégia: Após a leitura de um texto explicativo de como e quando aconteceu a história original de “Romeu e Julieta”, contando detalhes da época em que se passou a história, será entregue a cada criança uma imagem da Barbie e do kem vestidos de Romeu e Julieta para que façam uma comparação das vestimentas daquela época com as dos dias de hoje e depois farão um desenho de como eram as roupas naquele tempo.

Tempo estimado: 2 aulas

Recursos: Texto impresso, imagem da Barbie e do Kem impressa, folha em branco, lápis, borracha, canetinha e lápis de cor.

Plano de Aula – Matemática

Conteúdo: Sequência numérica

Objetivo:

Saber os próximos números a partir do número 1;

Completar a sequência numérica até formar a figura;

Participar da atividade de maneira colaborativa;

Aceitar opinião do colega;

Desenvolver a coordenação motora.

Atividade: Ligue os pontos.

Público Alvo: 1º ano

Tempo Estimado: 1 aula

Estratégia: Trabalhar os numerais em sala de aula ( sequencias numéricas -antecessor e sucessor ). Lembrá-los da história que estamos vendo de Romeu e Julieta de Ruth Rocha, entregar a atividade e mostrar que ali há uma figura referente à história, o que será? Sugerir que sentem em dupla para aplicar o que aprenderam na aula.
Recurso: Lousa, giz, sulfite e lápis de cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário