PROJETO
ROMEU E JULIETA DE RUTH ROCHA
KELLY ARTIOLI
MARIA APARECIDA
SILVANIA COELHO
SILVIA RENATA
Trabalho elaborado
para a Disciplina de Metodologia da Alfabetização, como exigência
parcial de conclusão
do 2º Semestre do curso de Pedagogia sob a
responsabilidade da Prof.ª
Daniela Alonso.
Introdução
Sabendo a importância que o lúdico tem na vida de uma criança, esse trabalho permite mostrar como é possível trabalhar um projeto interdisciplinar. ao ponto de alfabetiza – lá e fazer com que saibam utilizar tudo que aprenderam na escola para vida social.
Entendemos que não basta à criança aprender o alfabeto para ser alfabetizada, e sim, saber fazer uso social de tudo que lhe for ensinado na escola para tornar um cidadão pensante, convicto de suas ideias, consciente de seus atos, cabe ao professor ajudar e orientar nesse processo, que se dá no inicio de sua atividade escolar, trabalhando com o aluno a alfabetização e o letramento de maneira atrativa e descontraída.
Para esse feito nada melhor que começar com o lúdico, afinal quem não gosta de brincar? E melhor ainda é aprender brincando, pois saiba que isso é possível e através desse projeto literário veremos como faze - lo.
Alfabetizar é missão importante para o educador, mas alfabetizar com métodos eficientes, atuais e de forma descontraída é primordial nos dias de hoje.
As crianças não tem interesse na escola por muitos motivos e o principal é que não existe métodos atrativos que os façam sentir prazer ou gostarem de ir à escola, o ensino tradicional ainda está enraizado na maioria das escolas e em seus educadores. Isto afasta cada vez mais o educando do âmbito escolar, pois a rua, os amigos, a televisão, a internet e até mesmo o próprio lar estão cada vez mais interessantes do que a escola, por tratar assuntos que eles gostam da maneira que eles querem.
Por este motivo o projeto literário “Romeu e Julieta” nos deu a possibilidade de aprender a ensinar utilizando o lúdico, que trabalha a interdisciplinaridade, a alfabetização e o letramento sem precisar massacrar o aluno, pois quando envolvemos a brincadeira em suas vidas a aprendizagem vem naturalmente.
Com o lúdico podemos trabalhar todas as disciplinas necessárias para alfabetizar e o projeto literário Romeu e Julieta nos provou isso.
Objetivo Geral
Promover uma proposta de trabalho diferenciado, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades nas diversas áreas do conhecimento a partir do projeto literário “Romeu e Julieta” e também ajudá-los a refletir sobre si mesmos através da interação aluno - aluno, aluno - professor e mediação do professor com aluno.
Trabalhar a interdisciplinaridade e também conciliar cognitivo, os sentidos, principalmente a coordenação motora e psicomotora, afetivo e que aprendam a fazer uso social de tudo que o projeto propor.
O Projeto
O tema do projeto escolhido pela professora - Romeu e Julieta de Ruth Rocha – nos faz trabalhar a interdisciplinaridade propondo a alfabetização e o letramento. Para que isso ocorra de maneira eficaz, em cada plano de aula, há o trabalhar do lúdico e da brincadeira que é o que a criança mais gosta de fazer, então, brincando ela aprende.
Como nossas atividades são voltadas ao primeiro ano, eles não brincam sem perceber que estão aprendendo, pelo contrário, é através do pensar que desenvolvem a brincadeira e chegam ao resultado proposto de acordo com o ritmo e o entendimento de cada um. Dessa forma, podemos também perceber algumas questões de dificuldades pessoais a serem trabalhadas com os alunos, como por exemplo, se o aluno só faz a atividade sozinho ou só faz em grupo, se ele consegue dividir o material ou não, se ele aceita opinião e ajuda do outro, se ele opina ou ajuda o outro, se ele distingue as cores, se consegue se concentrar ou perde o foco rapidamente, etc.. Sendo assim, saberemos como será possível trabalhar com cada aluno sem discriminá-lo e sempre o envolvendo em todas as atividades, mostrando a ele que é capaz.
Plano de aula - Artes
Atividade:
Borboletas com guache.
Objetivo:
· Explorar os sentidos do tato e visão;
· Distinguir cores primárias e secundárias;
· Aperfeiçoar a coordenação motora fina;
· Recordar a história;
· Pintar os personagens da história;
· Desenvolver o lúdico.
Público alvo: 1º ano.
Estratégias:
Após uma aula expositiva dialogada sobre cores primárias e secundárias, fazer com que os alunos relembrem a história de Romeu e Julieta, (Ruth Rocha).
Explicar que, em uma folha de sulfite cada aluno deve desenhar os personagens Romeu e Julieta e pintar com guache, lembrando que o Romeu é de uma cor e a Julieta de outra, fazendo- os pensar e relembrar a história, pois as borboletas devem ser pintadas das cores correta.
Tempo estimado: 2 aulas.
Recursos: Slide, folhas de sulfite, tintas guache e pincéis.
Plano de Aula – Língua Portuguesa
Conteúdo: Ordem alfabética
Objetivo:
· Desenvolver a coordenação motora;
· Agrupar palavras pela letra que começa cada uma;
· Aceitar a ajuda do colega;
· Aprender melhor o alfabeto;
Atividade: Recortar palavras e colocar em ordem alfabética
Tempo Estimado: 2 aulas
Público Alvo: 1º ano
Estratégia: Após passar o vídeo de Romeu e Julieta ( Ruth Rocha) para as crianças explicar que a história desse livro se passa num canteiro, onde existe muitos tipos de flores. Distribuir para cada criança uma lista de nomes de flores. Pedir para eles sentarem em dupla e recortar os nomes e colocar em ordem alfabética. A seguir colar no caderno.
Recurso: Vídeo, tesoura e cola.
Plano de Aula – Geografia
Conteúdo: Mapa
Objetivo:
· Comparar o formato do país em questão e comparar com os demais;
· Localizar o país em que ocorreu a história;
· Colorir depois de achá-lo;
· Desenvolver a coordenação motora;
· Instigar o cognitivo.
Público Alvo: 1º ano
Atividade: Identificar no mapa da Europa a Itália e colorir.
Tempo Estimado: 2 aulas
Estratégia: Passar o vídeo de Romeu e Julieta (Ruth Rocha) e a partir daí, com um grande Mapa Mundi, contar onde se passou a história segundo William Shakspear,
Mostrar que a cidade era Verona, no país Itália que fica na Europa.Falar que o formato do país é parecido com uma “bota” , acharão engraçado mas conseguirão identificar o país.Depois , distribuir o mapa da Europa para que localizem a Itália e pinte da cor que quiserem. Quando terminar, trocar com os colegas para verem o trabalho de cada um e pegar de volta o seu para colar no caderno.
Recurso: Vídeo, banner do mapa mundi, lápis de cor e cola.
Plano
de Aula – Ciências
Conteúdo: Ciclo das Borboletas
Objetivo:
· Narrar o ciclo das borboletas;
· Esquematizar o ciclo e indicar o local correto de cada figura;
· Falar em que estação do ano isso acontece;
· Distinguir as estações do ano;
· Desenhar a estação do ano em que acontece;
· Trabalhar coordenação motora;
· Desenvolver o lúdico.
Atividade: Organizar o Ciclo das Borboletas.
Público Alvo: 1º ano
Tempo Estimado: 3 aulas
Estratégia: Passar o vídeo do Cocoricó – Metamorfose das Borboletas – e em seguida ler o texto – O ciclo de vida das borboletas. Perguntar o que acharam do vídeo e do texto e deixar que eles se expressem. Depois explicar melhor como acontece o ciclo das borboletas e que estação isso se dá. Distribuir para as crianças as pecinhas de velcro e a folha com o cenário para colocar em ordem o ciclo e depois desenhar a estação que isso acontece ( primavera).
Recurso: Vídeo- https://www.youtube.com/watch?v=8cQ8lBi5ask- ,Texto- http://joias-da-natureza.blogspot.com.br/p/ciclo-de-vida-da-borboleta.html -
Recurso: cartolina, velcro, cola quente, cola branca, lápis de cor e sulfite.
Atividade: Desenhar e pintar uma roupa como a que Romeu e Julieta usavam na época da história.
Objetivo:
· Familiarizar-se com as diferentes épocas;
· Conscientizar-se da existência de outros séculos;
· Observar as mudanças culturais;
· Comparar as vestimentas de antigamente com as atuais;
· Aprimorar a coordenação motora fina;
· Desenvolver o lúdico.
Público alvo: 1º ano
Estratégia: Após a leitura de um texto explicativo de como e quando aconteceu a história original de “Romeu e Julieta”, contando detalhes da época em que se passou a história, será entregue a cada criança uma imagem da Barbie e do kem vestidos de Romeu e Julieta para que façam uma comparação das vestimentas daquela época com as dos dias de hoje e depois farão um desenho de como eram as roupas naquele tempo.
Tempo estimado: 2 aulas
Plano de Aula – História
Atividade: Desenhar e pintar uma roupa como a que Romeu e Julieta usavam na época da história.
Objetivo:
· Familiarizar-se com as diferentes épocas;
· Conscientizar-se da existência de outros séculos;
· Observar as mudanças culturais;
· Comparar as vestimentas de antigamente com as atuais;
· Aprimorar a coordenação motora fina;
· Desenvolver o lúdico.
Público alvo: 1º ano
Estratégia: Após a leitura de um texto explicativo de como e quando aconteceu a história original de “Romeu e Julieta”, contando detalhes da época em que se passou a história, será entregue a cada criança uma imagem da Barbie e do kem vestidos de Romeu e Julieta para que façam uma comparação das vestimentas daquela época com as dos dias de hoje e depois farão um desenho de como eram as roupas naquele tempo.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: Texto impresso, imagem da Barbie e do Kem impressa, folha em branco, lápis, borracha, canetinha e lápis de cor.
Conteúdo: Sequência numérica
Objetivo:
Saber os próximos números a partir do número 1;
Completar a sequência numérica até formar a figura;
Participar da atividade de maneira colaborativa;
Aceitar opinião do colega;
Desenvolver a coordenação motora.
Atividade: Ligue os pontos.
Público Alvo: 1º ano
Tempo Estimado: 1 aula
Estratégia: Trabalhar os numerais em sala de aula ( sequencias numéricas -antecessor e sucessor ). Lembrá-los da história que estamos vendo de Romeu e Julieta de Ruth Rocha, entregar a atividade e mostrar que ali há uma figura referente à história, o que será? Sugerir que sentem em dupla para aplicar o que aprenderam na aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário